Em um bate papo sobre Ayurveda, veio a pergunta: por que a longevidade é algo importante?
Essa pergunta me levou a alguns lugares de referência (e que referências!): minha primeira aula de Ayurveda, o primeiro capítulo do Charaka Samhita (tratado clássico de Ayurveda) e a um texto sobre o objetivo da Medicina baseado em Ayurveda e o Yoga Integral de Sri Aurobindo.
Lembro na minha primeira aula, meu professor falar sobre o sofrimento de um corpo doente. Ora um pessoa doente não consegue se ocupar de muita coisa, a não ser a sua cura ou a busca por alguma qualidade de vida.
Ao consultar o primeiro capítulo do Charaka Samhita, designado a Busca da Longevidade (Dirghanjivitiya), a Ciência da Vida apresenta como objetivo a erradicação das doenças, uma vez que estas se tornam impedimentos para o alcance dos propósitos da vida a saber: dharma (sentido de responsabilidade/obrigação), artha (aquisição de estrutura material), kama (satisfação pessoal) e moksa (libertação).
Mas é no texto The Aim of Medicine que encontro a visão de compaixão dos Rsis (sábios da época) pelo sofrimento humano, e que movidos por este sentimento se unem, integram suas consciências ao Divino para que a revelação da Ayurveda se manifeste, com o propósito de maximizar nosso "potencial de vida" de forma que possamos nos abrir cada vez mais ao aspecto espiritual do nosso Ser, não no sentido religioso da palavra, mas no proposto pelo Yoga. É como se com a ajuda da Ayurveda e o despertar da nossa saúde, conseguíssemos nos aproximar cada vez mais da nossa natureza essencial e inteligente capaz de nos manter em um caminho de consciência crescente.
Logo, a longevidade não está apenas relacionada a ter uma vida longa, sem doenças, mas que esta Vida seja valorizada no sentido de sermos capazes de a cada dia fazermos escolhas, alimentares e comportamentais, integradas ao Todo. E como sabemos, isso leva tempo!
Fontes:
Charaka Samhita de Agnivesa - volume 1 - Sutrasthana
The Aim of Medicine - Āyurveda in the light of the Integral Yoga por Dr. Swarupa Nishar and Govind Nishar
Comentarios